segunda-feira, 30 de junho de 2014

PARÓQUIA DA GLÓRIA OFERECE MISSA COM INTERPRETE DE LIBRAS


Image-0-Artigo-1647376-1
Desde o dia 21 de junho, as celebrações no horário das 18h30 dos sábados conta com a presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
FOTO: KLÉBER GONÇALVES
A Paróquia Nossa Senhora da Glória, localizada no bairro Cidade dos Funcionários, incluiu um horário de missa destinado a pessoas surdas. Desde o dia 21 de junho, as celebrações religiosas no horário das 18h30 dos sábados conta com a presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
"Estávamos pensando nesse projeto há algum tempo, pois outras paróquias da Arquidiocese de Fortaleza também já implantaram uma pastoral dos surdos. A finalidade da ação é acolher os irmãos que têm dificuldade auditiva ou mesmo na fala e, por meio das Libras, fazer com que essas pessoas compreendam a palavra de Deus da mesma forma que a assembleia em geral", comenta o Padre Júlio César, vigário paroquial de Nossa Senhora da Glória.
De acordo com o Pe. Júlio César, a inclusão de intérpretes de Libras nas missas é um projeto proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
"É um indicativo de toda a igreja acolher esses irmãos. Nos sensibilizamos com aqueles que gostariam de participar plenamente das celebrações, mas não podiam", declarou o vigário da Igreja da Glória.
Procura
Na primeira missa realizada com intérpretes na paróquia de Nossa Senhora da Glória, seis pessoas com necessidades especiais usufruiram da experiência da missa interpretada.
"Estamos começando aos poucos, mas acredito que, conforme a notícia for se espalhando, vai aumentar aqui na paróquia o número de pessoas que precisam desse auxílio", disse o Padre Júlio César.
Tradução
A intérprete Bianca Farias é a responsável pela tradução durante a missa e reitera a importância do seu trabalho quando acontece as celebrações. "Para nós, que somos ouvintes, a maior importância é levar a palavra de Deus para quem não escuta. Já tenho experiência na paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde já existe a pastoral dos surdos há cerca de dez anos", alega a intérprete.
Além da participação nas missas, Bianca Farias coordena ainda um grupo de paroquianos interessados em também aprender a Língua Brasileira de Sinais. "Antes da missa, nos reunimos, e eu tento passar esse conhecimento para aumentar ainda mais o número de pessoas que possam auxiliar neste serviço", afirma.
Bianca Farias afirma ter realizado um curso geral para aprender Libras, mas assevera que ainda é necessário realizar pesquisas mais específicas e aprofundadas sobre sinais bíblicos e litúrgicos. "Nós repassamos todo esse conhecimento para os paroquianos que estão aprendendo", justifica a intérprete.
Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário: