quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

ICÓ CONCLUI FESTA DO SENHOR DO BONFIM

                                               

                                                         


 
         


Image-0-Artigo-1769849-1
As celebrações ficarão encerradas hoje com a tradicional procissão que percorrerá as principais ruas do Centro histórico de Icó; a festa reúne milhares de fiéis da região Centro-Sul, de outras cidades e do vizinho estado da Paraíba
Icó Uma das festividades religiosas mais antigas do Ceará ocorre na cidade de Icó, localizada na região Centro-Sul, distante 360 km de Fortaleza. Os católicos celebram, com fervor e devoção há 265 anos, a Festa do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). O novenário, reunindo milhares de devotos em celebração campal em frente ao santuário, fica encerrado nesta quarta-feira (31/12).
As festividades em louvor ao Senhor do Bonfim começaram no último dia 22 e vão além do novenário, pois no próximo dia 6 de janeiro, ocorre a recondução da imagem do santo ao altar mor. Entre o dia 1º e o dia 6 a imagem fica exposta para devoção dos católicos. Neste ano, o tema do novenário é "Unidos a Cristo Videira, o Senhor do Bonfim, produzimos frutos como verdadeiros discípulos".
As novenas têm celebração campal, ao lado do santuário, no Largo do Thebérge, centro histórico da Cidade. A participação dos fiéis é crescente e obteve um impulso desde 2010 a partir da chegada de frades carmelitas. Os religiosos realizam um trabalho permanente de catequese e missões que motivam os devotos, fazem peregrinação nos bairros e nas comunidades rurais.
Amanhã (dia 1º de janeiro) acontece a tradicional procissão pelas ruas do Centro histórico. A caminhada com a imagem bicentenária de Senhor do Bonfim, esculpida em madeira, vinda de Portugal, começa às 17 horas e deve reunir cerca de 20 mil fiéis.
Durante a celebração do novenário, os devotos ocupam uma ampla área defronte ao santuário. Em dezembro de 2011, a igreja de Senhor do Bonfim foi elevada à categoria de Santuário. Os devotos espalham-se até o Teatro da Ribeira dos Icós. Homens e mulheres, jovens e idosos, cantam e rezam em louvor a Jesus Cristo Crucificado. A cada ano, a tradição é mantida com fervor e devoção. "A festa está organizada e muito participativa", disse o comerciário, Luís Souza.
A festa em louvor ao Senhor do Bonfim é uma das maiores celebrações religiosas do Ceará. A devoção ao santo é tradicional no Município. A participação dos devotos supera o número dos que comparecem à festa da padroeira de Icó, Nossa Senhora da Expectação, realizada no período de 9 a 18 de dezembro.
Durante dez dias, os devotos homenageiam Jesus. A demonstração de fé começa cedo. Diariamente às 4h30 da madrugada os fiéis fazem caminhada para os bairros, conduzindo réplica da imagem. À noite, celebram novenas, cujos pregadores são padres locais e convidados da diocese de Iguatu.
Devotos
A procissão de Senhor do Bonfim é um acontecimento esperado a cada ano na região. Atrai devotos, pagadores de promessa do Ceará e de outros Estados. O andor com a imagem de Jesus Crucificado é cuidadosamente ornamentado para adoração dos católicos. Depois de duas horas de caminhada, ocorre a esperada queima de fogos e rojões espalhados em fila dupla numa extensão de 500 metros no Largo do Thebérge, Centro histórico da Cidade.
Em seguida, há a bênção do Santíssimo Sacramento no altar e os ritos finais de celebração. A festa reúne milhares de devotos oriundos da região Centro-Sul e de outras cidades. Da vizinha Paraíba, há fiéis que participam dos festejos para pagar promessas ou renovar preces. (HB)

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: