sábado, 28 de fevereiro de 2015

CRIADO COMITÊ QUE ORGANIZARÁ VISITA DO PAPA FRANCISCO A SARAJEVO


Sarajevo (RV) - Foi instituído na última segunda-feira, dia 23, o Comitê preparatório da Igreja Católica na Bósnia-Herzegóvina, encarregado de organizar, junto com a Santa Sé, a visita pastoral do Papa Francisco à capital da nação balcânica, Sarajevo, marcada para 6 de junho.
A comunicação de criação do Comitê foi feita ao Serviço de Informação Religiosa (Sir) pelo secretário geral da Conferência Episcopal Bósnia, Dom Ivo Tomasevic.
O Comitê é presidido pelo arcebispo de Sarajevo, Cardeal Vinko Puljić, e é composto pelos bispos das dioceses de Banja Luka e Mostar, por religiosos, irmãs, sacerdotes e leigos engajados no campo da pastoral, da catequese, da liturgia e dos meios de comunicação.
Papa Francisco, símbolo de paz e reconciliação
Neste período está sendo estudada a escolha dos lugares, a colocação da sala de imprensa e a localidade onde celebrar a santa missa, que “deve ser bastante ampla, com capacidade para acolher os fiéis aguardados em grande número, oriundos não somente da Bósnia”.
Segundo Dom Tomasevic, o “Papa Francisco vem trazer uma mensagem de reconciliação e de paz não somente para a Bósnia, mas para toda a região e a Europa. Será uma visita que não deixará de relançar as instâncias do diálogo, sobretudo inter-religioso e entre as etnias. Os líderes religiosos – afirma o prelado – devem ser líderes também no diálogo”.
Entre suas expectativas os fiéis bósnios esperam “uma mensagem do Papa aos jovens. De fato, muitos estão emigrando para o exterior, não vendo perspectivas em nível local. Ao invés, é importante que permaneçam para construir o futuro da Bósnia”, afirma. (RL)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: