sábado, 28 de fevereiro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

28/02/2015 – Sábado 1ª. semana da Quaresma

Reflexão Pessoal – Deuteronômio  26,16-19  - “Hoje”
 Nesta leitura nos chama atenção a repetição do advérbio de tempo, HOJE, quando Moisés conclama o povo de Israel para seguir os caminhos do Senhor. Percebemos, pois, que hoje é  cada instante em que Deus nos chama a fazer parte do Seu povo particular, eleito e escolhido para viver de acordo com a sua Lei e os Seus decretos e obedecendo à Sua voz. A cada dia, portanto, o Senhor Deus nos dá oportunidade e condições para assumirmos a nossa qualidade de parceiros do Seu projeto de Salvação abraçando de verdade a nossa filiação divina, estando, portanto, aptos a “cumprir os seus preceitos e decretos”. Às vezes, imaginamos que, pelo fato de que o tempo já vivido por nós não volta mais, estamos impedidos (as) de usufruir o tempo atual da nossa vida de um modo diferente, começando uma nova história.  Deus, na sua paciência, nos atrai e nos forma para que a cada hoje, possamos viver a realidade do Seu amor de uma maneira abrangente e nova. O Seu intuito é de nos fazer ser um povo ilustre entre todas as nações, isto é, um povo feliz, um povo santo que corresponde aos Seus desígnios de justiça. Há uma correspondência mútua na proposta de Deus: “Tu escolhes, hoje, o Senhor para ser o teu Deus e o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular.”  No entanto,  há, também, uma condição indispensável para que tudo seja real: “guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma”.  Tudo depende de nós e da nossa adesão aos Seus apelos. Não adianta apenas nos encantarmos com as palavras aqui escritas, mas guardá-las e vivê-las de todo o coração e com toda a nossa alma. A experiência vivenciada será a nossa motivação para continuarmos firmes no propósito de andar de acordo com o que o nosso Criador nos propõe. Quando assumimos vivermos obedientes às propostas de Deus nós provamos da Sua glória e temos o conhecimento do que significa ser um “povo eleito”. – Você já abriu o seu coração para, de verdade viver de acordo os “ preceitos e decretos” do Senhor– Você se considera parte do povo santo de Deus? – Onde estão gravados os pensamentos de Deus para você? – Você acha que Deus pode, HOJE, lhe dar uma qualidade de vida melhor?  – Você se considera “ ilustre entre todas as nações e superior em honra e glória”? – Como isto pode acontecer?
Salmo 118 – “Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!”
O critério de felicidade, às vezes, é muito distorcido por nós, pois colocamos a nossa busca nas coisas que saciam somente a nossa fome material. O salmista, no entanto, nos aponta qual é a verdadeira condição para que possamos avaliar se somos ou não bem aventurados: “progredir na lei do Senhor Deus!” O pecado é tudo o que nos afasta do amor de Deus, portanto, é a causa da nossa desdita. Quando caminhamos progressivamente na Lei de Deus e no que Ele deixou como regra de vida, a maldade vai também se afastando do nosso ser e nós conseguimos cumprir com as justas decisões de Deus. Assim sendo, nunca nos sentiremos desamparados, mas estaremos firmes no caminho da felicidade.
  Evangelho – Mateus 5, 43-48 –  “A perfeição é a vivência do amor de Deus 
 Amai os vossos inimigos e rezai porque aqueles que vos perseguem”, é o que Jesus nos ordena neste Evangelho.  Aos nossos olhos humanos o que Jesus nos ensina é um verdadeiro contra senso, pois, na maioria das vezes, damos o primeiro lugar na nossa vida às pessoas de quem mais gostamos; só oramos por aqueles (as) nossos (as) mais queridos (as); só cumprimentamos a quem simpatizamos; só ajudamos às pessoas que podem nos recompensar; gostamos sempre de permanecer no grupo perto das pessoas com quem mais nos identificamos e assim por diante! As outras pessoas são como ilustres desconhecidos para não dizer inimigos, porque estão fora do nosso convívio. Precisamos, primeiramente, e com urgência, refletirmos a fim de descobrirmos quem são os nossos “inimigos”, quem são aqueles que nos estão “perseguindo” e se estamos rezando por eles. Às vezes, os nossos inimigos e perseguidores estão muito perto de nós e até dentro da nossa casa e simplesmente porque não simpatizarmos muito com eles  esquecemo-nos também de rezar e pedir a Deus por eles. Conscientes disso, todavia, sabemos que a graça e o poder do Pai são bastante para que possamos cumprir com a ordem que Jesus nos manda cumprir. Por isso, a partir de hoje, podemos  começar a “ser perfeitos como o Pai” e obedecer a Sua voz rezando pelos nossos inimigos como se eles fossem “as pessoas melhores do mundo”. Apesar de confundirmos perfeição com perfeccionismo e acreditarmos que ser perfeito é fazer tudo muito certo para não dar margem a que outras pessoas nos julguem, neste Evangelho Jesus também vem nos ensinar que ser perfeito é procurar viver de acordo com a condição de filhos do Pai que nos criou para sermos conformes à sua imagem e semelhança.“Assim como o Pai faz nascer o sol sobre maus e bons, sobre justos e injustos”, somos chamados (as), a imitá-Lo e, por conseguinte, aprender com Ele a perdoar, amar, acolher e aceitar o nosso próximo, do jeito que ele é, mesmo que ele esteja fora dos nossos padrões.  A perfeição, portanto, é a vivência do amor de Deus em todas as situações da nossa vida e com todas as pessoas e não somente, com aqueles a quem nos é apreciável e fácil fazê-lo.  Somos parecidos com o Pai quando vivenciamos o Seu Amor em todos os nossos relacionamentos, pois Deus ama incondicionalmente ao maior pecador.   - Quem são os seus inimigos? – Você os ama e ora por eles? – Qual é a sua atitude para com aqueles que o (a) perseguem – Você quer ser perfeito (a) como o Pai?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: