terça-feira, 31 de março de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

1/03/2015 – 3ª. Feira da Semana Santa

Reflexão pessoal  – Isaías 49,1-6  – “nós somos a glória de Deus” 
 Jesus é o Servo perfeito que cumpriu Sua missão fielmente e fez o que era justo aos olhos de Deus. Dentro de cada um de nós, há também, um desígnio da vocação de servos e servas de Deus para louvá-Lo, adorá-Lo e prestar-Lhe culto com amor. No entanto, segundo a profecia de Isaías, não podemos nos contentar somente em servi-Lo por meio do louvor e da adoração, mas levar ao mundo a Sua Luz manifestando a sua glória a todas as nações.  Nós, que seguimos os passos de Jesus, fomos também escolhidos desde o seio materno para ser aliança entre as pessoas levando a Luz de Cristo a todos os lugares. Ser luz no mundo é alumiar, aquecer, revelar, tirando as pessoas da ignorância, dando testemunho de uma vida diferente.  Desde o ventre de nossa mãe o Senhor também tinha em mente o nosso nome e nos preparou para que fôssemos Seus colaboradores na restauração da humanidade da qual fazemos parte. Quando cumprimos com a missão de servos e servas seguindo os passos de Jesus podemos dizer que estamos glorificando  a Deus e podemos também afirmar com convicção: “eu sou a glória de Deus”.  Nós somos a glória de Deus e através de nós o Seu amor vai se espalhando e exalando no mundo o odor da Salvação de Jesus.  –Você sabia que é a glória de Deus e que Ele manifesta a Sua glória através de você, das suas ações, do seu testemunho, da sua vivência no mundo? - Como você tem manifestado a glória de Deus no mundo? As pessoas reconhecem isso em você? O que está faltando para que isso aconteça?
 Salmo 70 – “Minha boca anunciará vossa justiça!”
 Precisamos ter consciência de que, se o Pai nos escolheu para sermos seus servos e suas servas, Ele tem para conosco todo o cuidado e estará sempre e para sempre nos guiando na nossa marcha de volta para a Sua casa. O salmista exalta a proteção de Deus desde o começo da nossa existência e diz que Ele é a nossa esperança e o nosso apoio desde o seio maternal, por isso, a nossa boca deverá anunciar todos os dias a Sua justiça.
 Evangelho – João 13,21-33.36-38 – “a glória do martírio””
 Na narrativa do Evangelho de hoje nós percebemos como o pensamento de Deus é contrário ao pensamento do homem. Jesus proclamava a Sua glória e a glória de Deus no momento em que Judas saíra para cumprir com o seu desígnio de traidor. A glória de Deus manifestar-se-ia a partir do sofrimento do Seu Filho. Jesus, então, tentava antecipar para os Seus discípulos o mistério do martírio que logo mais iria ser desvendado e eles, no entanto, não entendiam os seus sinais e tiravam conclusões sobre quem seria o traidor olhando somente as aparências.   Afinal, fora para aquele momento que Ele viera ao mundo e Nele o Pai seria glorificado.   Muitas vezes na nossa vida pessoal, e dentro do contexto das ações humanas, nos parece que sempre haverá alguém que tem a função de trair e de quebrar a aliança. Dessa forma precisamos nos manter atentos (as), até quando servimos a Deus, para que a nossa fraqueza não nos imponha o papel de traidores (as).  Porque temos dificuldades de entender os sinais de Deus, muitas vezes, nós olhamos para as “evidências” e julgamos os outros, sem nos apercebermos de que também somos capazes de trai-Lo. Nunca entendemos que poderá ser qualquer um de nós, os responsáveis pelas coisas que não dão certo. Entretanto, o Senhor que conhece os nossos corações, sabe, de antemão, quando o havemos de trair, de negar, mas também tem ciência de quanto nós podemos glorifica-Lo quando cumprimos com a nossa missão. Apesar de saber que iria ser traído por Judas e que Pedro o negaria Jesus prosseguia na sua missão e não desanimava diante da perspectiva de que seria abandonado pelos Seus servos. Em alguma hora podemos agir como Pedro, em outra podemos ser como Judas. Peçamos ao Senhor a graça de ser como João, o discípulo amado, que se recostava no peito de Jesus e a quem o Mestre confidenciava os Seus segredos a fim de que não estejamos entre os infiéis.  – Você sabia que trai a Deus quando não está vivendo segundo a Sua vontade? -  Você sabe que negar a Deus é não dar testemunho dos dons e das graças de Deus na sua vida? – Você acha que o Senhor conhece o seu coração?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: