domingo, 5 de abril de 2015

A CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL NA CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO



Tendo como celebrante o padre Amado Vanegas, realizou-se na noite passada, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi, a Vigília Pascal, que teve início com a Bênção do Fogo, no estacionamento de veículos, em frente a Capela. onde foi acesa uma fogueira.

Antes de ser iniciada a celebração, as luzes da capela foram apagadas e os fiéis que ali se encontravam foram para o pátio, onde foi abençoado o fogo novo e preparado o  Círio Pascal, que foi aceso nele,  e onde os participantes da celebração acenderam  suas velas. Em seguida ele foi erguido pelo padre Amado e levado, em procissão, para a Capela, onde o presidente da celebração proclamou "Eis a luz de Cristo", por três vezes, com a última diante do altar. Depois o Círio foi colocado em um lugar de destaque e acesas as luzes da capela e  o celebrante cantou  a proclamação da Páscoa. Logo em seguida, foi iniciada a Liturgia da Palavra. 
 


Na Liturgia da Palavra as primeiras leituras foram retiradas do Antigo Testamento, intercaladas com um Salmo, uma leitura do Novo Testamento (Romanos 6, 3-11), para em seguida o celebrante proclamar o Evangelho de Mateus 28, 1-10, que fala sobre a ressurreição de Jesus Cristo, com as mulheres partindo depressa do sepulcro para darem a grande notícia aos discípulos.  
Após as leituras foi realizada  a Liturgia Batismal com a bênção da água para aspersão dos fiéis e a renovação das promessas batismais, encerrando a celebração com a Liturgia Eucarística .


Nenhum comentário: