segunda-feira, 31 de agosto de 2015

MORRE DOM PASTORE: VIDA DEDICADA ÀS COMUNICAÇÕES DA SANTA SÉ


Cidade do Vaticano (RV) – Faleceu no domingo (30/8) em Roma, aos 88 anos, Dom Pierfranco Pastore, ex-Secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e com longos anos dedicados à Rádio Vaticano. Ele foi nomeado bispo em 1994 pelo Papa João Paulo II.
Trabalho na Rádio Vaticano
Nascido em 21 de abril de 1927 em Varallo Sesia, na Província e Diocese de Novara, era filho do sindicalista Giulio Pastore, fundador e primeiro Secretário da CISL. Ordenado sacerdote em 1950, entrou na emissora do Papa onde, em 1974, foi o responsável pela primeira transmissão do Programa “Especial Ano Santo”, um espaço poliglota em italiano, francês, inglês e espanhol, introduzido como serviço aos peregrinos do Jubileu de 1975. Com o encerramento do Ano Santo, o programa permaneceu na grade de programação como noticiário de informação e atualidade com o nome “Quattrovoci”, sempre sob sua direção.
Pontifício Conselho das Comunicações Sociais
Em junho de 1976, Paulo VI o coloca ao lado de Romeo Panciroli, então Diretor da sala de Imprensa da Santa Sé e porta-voz vaticano. Em 1984 chega ao Pontifício  Conselho das Comunicações Sociais como Secretário, tornando-se coordenador da redação de importantes documentos pastorais como “Pornografia e violência nos meios de comunicação: uma resposta pastoral”, de 1989; “Critérios de colaboração ecumênica e inter-religiosa no campo das comunicações sociais”, de 1989; «Aetatis Novae» sobre comunicações sociais de 1992; “Ética na publicidade” em 1997. Em 1994 João Paulo II o nomeou bispo.
Pessoa muito estimada
Mesmo aposentado desde 2003, Dom Pastore manteve a proximidade com os jornalistas e trabalhadores da mídia, sobretudo nos momentos de dificuldade, indo, por exemplo, visitar colegas internados em hospitais, o que fez com que fosse muito estimado por muitos.
Os funerais serão realizados na manhã de terça-feira na igreja da Casa Assistentes da Ação Católica, onde o prelado residia há muitos anos. Após o rito, o corpo será levado à Novara. (JE)(from Vatican Radio)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: