quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO DE LINS ((SP)

  
    
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a renúncia de dom Irineu Danelon, conforme prevê o Código de Direito Canônico

O papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira, 30 de setembro, a renúncia do bispo de Lins (SP), dom Irineu Danelon, de acordo com o cânon 401, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico. No mesmo ato, o papa confirmou dom Francisco Carlos da Silva (à direita na foto), de Ituiutaba (MG), como novo bispo de Lins. 
Dom Irineu Danelon
Natural de Piracicaba (SP), dom Irineu Danelon nasceu em 04 de abril de 1940. No dia 16 de setembro, completou 48 anos de ordenação presbiteral. Foi ordenado bispo em 30 de janeiro de 1998, assumindo, no mesmo ano, o governo episcopal da diocese de Lins. Tem como lema “A caridade jamais passará”.
O bispo possui licenciatura em geografia e história, além de doutorado em teologia pela Universidade Salesiana de Roma. É autor dos livros “Desafio Jovem” e “Os jovens rezam”. Ao longo da caminhada no episcopado, dom Irineu foi membro da Comissão Episcopal Pastoral e responsável pelos setores da Juventude, Educação e Ensino Religioso, no período de 1995 a 1998. 
No ano de 1997, foi eleito delegado especial para a Assembleia do Sínodo da América, confirmado pelo então papa João Paulo II. É fundador e bispo referencial da Pastoral da Sobriedade em âmbito nacional. 
Dom Francisco Carlos
Nasceu em 30 de setembro de 1955, na cidade de Tabatinga, no interior de São Paulo. Dom Francisco Carlos da Silva é filho de Manuel Antônio da Silva e Alice Malaquias da Silva. Foi ordenado presbítero no dia 11 de dezembro de 1982, e bispo, em 2007, na cidade de Borborema (SP). Escolheu por lema episcopal “Ide para a vinha”. 
Em sua trajetória como bispo, atuou como primeiro suplente do Conselho Permanente do regional Leste 2 e membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
Fonte: CNBB


Nenhum comentário: