quarta-feira, 30 de setembro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/09/2015 - 4ª. feira XXVI semana comum

- Neemias 2, 1-8 – “reconstruindo a cidade dos nossos pais”

 A cidade onde jaziam os pais do profeta Neemias estava em ruínas, por isso, ele expôs ao rei a tristeza do seu coração e pediu autorização para viajar a fim de que pudesse reconstruí-la. O rei, então, deu-lhe permissão e condições para que ele executasse o seu propósito. Neemias, então, exclamou: “E o rei concedeu-me tudo, pois a bondosa mão de Deus me protegia!” A mão de Deus também nos protege quando nos dispomos a reconstruir com Ele as ruínas da nossa casa. Assim como o profeta referia-se aos seus pais que jaziam em “túmulos”, muitas vezes também, na nossa família, dentro da nossa casa, nos nossos relacionamentos familiares, existem aqueles que estão como mortos e jazem dentro da escravidão da discórdia, do ressentimento, em fim, do pecado. Por isso, o nosso coração também se angustia e a tristeza toma conta dó nosso ser. Não podemos usufruir sozinhos (as) das bênçãos e graças de Deus. Não somos uma ilha, portanto, o Senhor também deseja reconstruir a cidade dos “nossos pais” e nos autoriza a ir com a Sua ajuda e proteção anunciar na nossa casa que o reino de Deus está próximo de cada um. Para isso, Ele nos concede as condições e nos fornece o material para o bom êxito no nosso empreendimento. O Espírito Santo é quem nos conduz e nos torna capazes de manifestar e testemunhar junto do nosso povo o amor misericordioso do Pai que se expressa em Jesus Cristo, nosso Salvador. - A cidade onde “seus pais” vivem também está em ruínas? - Tem alguém na sua família que se encontra como morto (a), enterrado (a) na discórdia, na malquerença, no pecado?- Você se angustia com essa situação? – Você tem pedido autorização de Deus e a ajuda do Espírito Santo para levar o Seu amor e a Salvação de Jesus Cristo até a sua casa?- Faça isso hoje, apresente ao Senhor a sua tristeza e peça a Ele que o (a) ajude a reconstruir a cidade em ruínas.\


Salmo 136 – “Que se prenda a minha língua ao céu da boca se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!”

A saudade de Jerusalém é a falta que nós sentimos quando estamos afastados de Deus, quando vivemos no exílio do pecado e da iniquidade. O povo de Israel estava exilado na Babilônia porque era um povo infiel e, como consequência, estava sofrendo o exílio, no cativeiro, longe da terra e do templo. Por isso, ao invés de cantar eles choravam deixando penduradas as suas harpas. Assim acontece conosco quando em consequência dos nossos desatinos, nós nos deixamos desviar e afastamo-nos da graça de Deus. A alegria foge do nosso coração e, já não temos nem ânimo nem coragem. Porém, mesmo assim, Jerusalém, a cidade santa, ainda continua perto do nosso coração. O Senhor quer nos tirar do exílio e Jesus Cristo é quem vem nos libertar.



Evangelho Lucas 9, 57-62 – “aptos para o reino de Deus”

Neste Evangelho Jesus nos mostra que o Seu seguimento requer desprendimento da nossa parte em relação a todas as coisas e pessoas a quem humanamente falando estamos ligados e, como consequência, nos afastam da vivência da vontade de Deus. Dessa forma Jesus abria os olhos dos Seus discípulos e os conscientizava de que, para segui-Lo, eles teriam que abdicar de privilégios, de comodidade e teriam que enfrentar as dificuldades próprias da missão e os advertia com palavras duras: “deixa que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu vai anunciar o reino de Deus.” O Senhor nos chama para anunciar a vida nova para a nossa família e não para nos acomodarmos esperando a hora de “enterrar” os nossos queridos, dando desculpas esfarrapadas de que temos outras coisas que fazer. Os mortos, (uma figuração) são aqueles que não se sentem chamados, aqueles que não são discípulos, aqueles que nem entendem nem querem seguir a Jesus, esses sim, podem ficar esperando o dia de enterrar os nossos mortos. Despedir-se dos familiares pode significar também perder tempo, correr riscos de desistir, tirar o foco do que Jesus nos propõe deixando a graça de Deus passar. O Senhor nos dá a graça necessária para que sejamos seus discípulos e discípulas, e precisamos nos apossar da graça do momento, não deixando para depois. Amanhã, será outro dia e poderá não haver outro chamado. Segue-me, diz o Senhor! Vamos com Ele sem olhar para trás, sem saudades do que passou, sem lamentações nem murmurações. O reino de Deus é presente, agora, nesse momento e felizes seremos todos nós se compreendermos as palavras desse Evangelho. “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus!”- Você está apto para o reino de Deus? - Quais são as desculpas que você tem dado para não seguir a Jesus?- Você tem consciência de que para seguir Jesus você não deve ter vontade própria nem opiniões formadas? - Você prefere seguir a Jesus ou enterrar os “seus mortos”? - Que tal anunciar a eles que o reino de Deus está próximo? Fazendo isso, você estará seguindo a Jesus.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: