domingo, 31 de janeiro de 2016

A FORMAÇÃO INTELECTUAL DOS SEMINARISTAS


IMG_9697Anteriormente falamos de maneira breve do caminho formativo dos seminaristas na Comunidade Católica Shalom, citando as quatro dimensões que perfazem esse percurso: formação humana, espiritual, intelectual e pastoral. Hoje falaremos da dimensão intelectual, mas nos valendo da palavra da Igreja a esse respeito.
Para esta formação intelectual de nossos seminaristas, contamos de maneira mais específica com os cursos de Filosofia e Teologia. Eles cursam faculdade, nas palavras de São João Paulo II, porque “A formação intelectual dos candidatos ao sacerdócio encontra a sua específica justificação na própria natureza do ministério ordenado e manifesta a sua urgência atual de fronte ao desafio da ‘nova evangelização’, à qual o Senhor chama a Igreja no limiar do terceiro milênio” (Pastores Dabo Vobis, 51).
Portanto, esse é um trabalho que é árduo, mas que tem um sentido maior e despende esforço do candidato em sua dedicação e também os necessários recursos para seus estudos. De maneira concreta, Dom José Antônio, Arcebispo de Fortaleza, em sua homilia na missa de ação de graças pela conclusão dos cursos de Filosofia e Teologia da Faculdade Católica de Fortaleza, sintetiza a razão e a relação desses dois cursos:
“Esses dois departamentos (Filosofia e Teologia) de estudos, de reflexão, de conhecimento, de busca de ser cooperadores da Sabedoria de Deus, participando da Sabedoria de Deus se refletem, sem dúvida, a essas duas realidades: ao homem e a Deus. Para conhecer os clamores do coração humano, para conhecer o que o homem busca pensar de si mesmo. Mais reconhecer as dificuldades com as quais a pessoa humana cuida de se conhecer e ter ciência para o sentido de sua vida e seu destino. E isto abre o coração humano à realidade humana mais profunda: realidade criada, histórica, a realidade trágica e dramática da vida humana que não conhece e não consegue dizer para si mesmo quem ele é. Ele não consegue com plena sabedoria definir-se a si mesmo, mas tem necessidade, portanto, de algo maior e isso se torna preparação para o encontro com Deus na Revelação. É por isso que a Teologia depois, partindo da Revelação e da vida de Jesus, daquilo que é Revelação do Verbo de Deus na carne humana, procura conhecer o destino humano e harmonizar a busca do destino humano no sentido muito maior e mais alto segundo o próprio eco da missão e revelação de Jesus (…)”.
Essa é a graça e responsabilidade que os seminaristas vivem e que conta com sua cooperação. O custo médio da mensalidade de um seminarista é de R$ 700,00 e, como partilhamos noutra ocasião, tivemos nesse ano, graças a Deus, o ingresso de mais 15 seminaristas. Por essa razão, pelo aumento de nossas despesas, lançamos a campanha pela internet “Se depender de mim, sempre haverá novos padres”, que termina próximo mês. Nos ajude nesse tempo com essa campanha pela internet no endereço www.kickante.com.br/queromaispadres. Você pode contribuir com sua doação material, mas também divulgando essa campanha, pois, nesse tipo de campanha pela internet se arrecada todo o valor estimado ou se devolve tudo. É tudo ou nada! Você pode nos acompanhar ou tirar suas dúvidas através do e-mail seminaristas@comshalom.org, www.facebook.com/seminaristashalom ou (85) 9 8829.6477 (WhatsApp).
Se depender de mim, sempre haverá novos padres. E se depender de você?
Márcio José
Setor de Sacerdotes e Seminaristas da Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário: