domingo, 21 de fevereiro de 2016

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016


A Campanha da Fraternidade 2016 está sendo lançada neste fim de semana na Paróquia São João Eudes. Primeiramente, nas capelas Nossa Senhora da Libertação e Divina Misericórdia. Hoje, na Capela Nossa do Perpétuo Socorro, no bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi e, no fim da tarde, início da noite deste domingo, dia 21 de fevereiro, na Capela Santa Luzia,no Jardim das Oliveiras e na Igreja Matriz, no bairro Luciano Cavalcante, próxima a Câmara Municipal de Fortaleza.

Para dar início à celebração eucarística o padre Luís Gabriel fez um comentário explicando a Campanha da Fraternidade, "instituída pelos bispos do Brasil", que tem por objetivo geral assegurar saneamento básico para todas as pessoas. 

Nesta manhã, numa celebração presidida pelo pároco Luís Gabriel, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, por ocasião do Ato Penitencial, um grupo de seis pessoas fizeram parte de  uma procissão levando um globo, envolto num pano preto; um saco de lixo, uma garrafa de água suja, um jarro com uma planta seca, cano seco e uma casa.

Estas pessoas entraram rodeando o globo envolto  no pano preto. Pararam  diante do altar, de frente para a assembleia. À medida que o comentarista ia lendo o texto sobre cada item, as pessoas iam mostrando à um a um. O primeiro carregando o globo, ficando de frente para a assembleia, rodando o círculo, em seguida  o que leva  a água,  o jarro seco, a casa,  os canos. No final da leitura foi  retirado o pano preto encobria o globo e tudo foi colocado no chão e os seis se deram as mãos. 

Meus irmãos e minhas irmãs

Hoje nossa paróquia nos convida a refletirmos sobre a Campanha da Fraternidade do ano de 2016 que tem como objetivo geral assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmos-nos à luz da fé por políticas públicas e  atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da nossa  Casa Comum, o espaço em que habitamos.
Todos nós somos responsáveis por nossa Casa Comum.  Nosso planeta, a Terra, se ressente de nossas atitudes egoístas e irresponsáveis quando não temos cuidado com o lixo produzido em nossas casas, com a água usada irresponsavelmente,  com a natureza que poluímos.



A água, fonte de vida para todos nós, muitas vezes é poluída por nossa falta de cuidado com as suas nascentes, fontes, ou rios. Precisamos cuidar  da água pois ela nos garante a sobrevivência e quando gastamos água desnecessariamente , no futuro irá nos faltar. A poluição da natureza pelos gases tóxicos produzidos pelo  progresso, o desmatamento  irresponsável, os incêndios florestais  afetam o clima, aquecendo o planeta e alterando   o ciclo das chuvas impedindo que a natureza se renove, se restaure, nossas florestas morram lentamente e os animais fiquem sem comida e água.



A falta de saneamento básico nas cidades acarreta uma vida  ameaçada por  doenças  e pragas que no século 21  já deveriam estar extintas como a  diarreia, a amebíase,  a  leptospirose, a hepatite A, as verminoses. A falta de esgotos, os  esgotos a céu aberto,  ou, muitas vezes entupidos de lixo,  na época das chuvas  inundam as casas trazendo doenças  para os seus moradores, impedindo de uma moradia com dignidade.

Cada um de nós é responsável pela  saúde e a vida dos nossos irmãos no nosso bairro, na nossa cidade, na nossa Casa Comum. Usemos a água  com parcimônia, inclusive com o seu reuso,   e também a  água da chuva.  O  lixo  seja posto para ser coletado pelo poder público, devidamente ensacado e separado,  passível de ser reciclado. Cobremos dos nossos governantes o saneamento em nossos bairros.  Nas nossas casas, evitemos os jarros, pneus, piscinas e todos locais onde haja água parada para que  o mosquito da dengue  não possa proliferar, causando tantos transtornos  na saúde pública, na vida das gestantes e na população de uma maneira geral.


Somente unidos e cada um fazendo a sua parte poderemos manter a vida que Deus nos proporciona na nossa Casa Comum, preservando a natureza, usando com sabedoria os bens que Ele dá para que as gerações futuras possam  também , desfrutar da vida  e dos bens que hoje temos. 

Nenhum comentário: