quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

ALTARES, IMAGENS E TELAS DAS IGREJAS DE SOBRAL ESTÃO SENDO RESTAURADOS


Dom José Luís Gomes Vasconcelos informou que a Diocese de Sobral há mais de dois anos, desde quando dom Odelir José Magri ainda estava como bispo diocesano, foi iniciado um projeto, solicitado pela Diocese, aprovado pelo Governo do Estado, com a administração da Prefeitura, com a realização de técnicos do Iphan, um trabalho de restauração de altares, imagens e telas das igrejas de Sobral. Ele informou que as igrejas são tombadas e a Catedral é  de uma beleza singular, “mas estavam num estado sofrido”.

Foi feita a primeira parte, a parte estrutural, recuperação das estruturas básicas e agora estão sendo restaurados os altares, as imagens e as telas. É surpreendente, porque tudo tinha sido pintado por cima , sem muitos critérios. Agora estão sendo removidos “e estamos recuperando todo resplendor que tinha por trás de tudo aquilo, as folhas de ouro, as pinturas originais, um trabalho magnífico, uma riqueza cultural muito grande”.

Trata-se de um trabalho demorado e não há previsão de tempo para a conclusão . A princípio, não só da Igreja Catedral, mas está previsto também a recuperação da Igreja do Menino Deus, da Igreja Nossa Senhora das Dores, está tudo dentro desse projeto.

- Desde quando cheguei em Sobral, que eu vi aquela beleza – gosto de arte sacra, me identifico muito com isto – eu fechava os olhos e imaginava como aquela igreja poderia ser e agora estamos vendo esse sonho ser realizando. Estamos muito contentes”.


Ele revelou também sobre a apresentação do altar-mor da Catedral, que está em fase de conclusão,  ao povo sobralense, o que aconteceu na última terça-feira, dia 27,  com a presença do prefeito Veveu Arruda e a comissão. “O trabalho continua e é motivo de muita alegria para todos nós. E sabemos que desde os seus primórdios, desde a época de dom José Tupinambá da Frota,  sempre houve um grande apreço para com a  arte sacra. É tanto que nós temos um museu de arte sacra, que está entre o terceiro e o quinto do País. E não só de arte sacra, mas também de outros  objetos. Sobral sempre teve o cuidado de zelar pelo patrimônio histórico e nós estamos dando continuidade a esse trabalho.

Nenhum comentário: