sábado, 3 de dezembro de 2016

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO AOS PADRES ESCOLÁPIOS PELO ANO JUBILAR CALASANZIANO






Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre enviou uma Mensagem ao Padre Pedro Aguado Cuesta, Prepósito Geral dos Padres Escolápios, por ocasião dos 400 anos de fundação da Congregação das Escolas Pias e dos 250 aniversário de Canonização de São José de Calasanz.
 
José Calasanz nasceu no ano de 1557, em Aragão, Espanha. Ordenou-se sacerdote em 1583 e, em 1592, transferiu-se para Roma, onde iniciou as primeiras Escolas para crianças pobres e abandonadas. Junto com alguns sacerdotes, fundou a Ordem Religiosa das Escolas Pias. Estes sacerdotes foram chamados Escolápios e se dedicam à educação da juventude.
Em sua Mensagem, o Papa encoraja toda a Congregação das Escolas Pias e continuar, com entusiasmo, dedicação e esperança, o carisma deixado pelo seu fundador, São José de Calasanz: “Fazer tudo pela glória de Deus e a utilidade do próximo”.
Hoje, como no tempo de Calasanz, disse Francisco, “as crianças e os jovens continuam a precisar do pão da piedade e do saber; os pobres continuam a apelar-nos e a convocar-nos; a sociedade pede para ser transformada, segundo os valores do Evangelho e o anúncio de Jesus, que deve ser levado a todos os povos e nações”.
Nestes quatro séculos, recordou o Pontífice, as Escolas Pias se mantiveram em contínua abertura à realidade e de saída pelo mundo.
Por isso, o Papa convida os filhos e filhas de São José Calasanz a viverem este Ano Jubilar, que tem como tema “Educar, anunciar e transformar”, como um novo “Pentecostes dos Escolápios”.
São José de Calasanz morreu em 25 de agosto de 1648, aos 91 anos. Em 1948, o Papa Pio XII atribuiu-lhe o título de “Padroeiro universal das Escolas Populares Cristãs”, com as seguintes palavras: “O que São José de Calasanz sofreu nos últimos anos de sua longa vida, o que suportou com heróica virtude, resplandece como uma das mais preciosas relíquias da história”.
São José de Calasanz foi um “Grande Profeta de Deus entre os pequenos”. (MT)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: