quarta-feira, 29 de março de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



29/03/2017 – 4ª. feira – IV semana da quaresma

- Isaías 49, 8-15 – “ O Senhor nos chama para ser aliança com os povos.”

A nossa caminhada aqui na terra é continuamente uma volta do exílio em busca da terra prometida, por isso, a cada momento da nossa existência humana a obra salvifica de Deus se realiza em nós. O Senhor está sempre disposto a nos atrair para experimentar os efeitos da Sua ação libertadora, desde já. Com efeito, por meio dos profetas, Ele nos acena com promessas de restauração e vida nova com o compromisso de nivelar os nossos caminhos, derrubando os montes que existem dentro de nós nos dando alegria e nos deixando em sintonia com o louvor do céu. O Senhor nos salva e cura para que também possamos ajuda-Lo no Seu projeto para a humanidade. Todos nós fomos destinados (as) a ajudá-Lo na obra de salvação, assim é que o profeta Isaías nos incentiva a manter firme confiança na Sua promessa de atender os nossos pedidos. Aos que estão presos (as) às dúvidas, indecisões e comodismo Ele diz: “Saí”. Àqueles (as) que estão escondidos (as) nas trevas do pecado, da mentalidade do mundo Ele diz: “mostrai-vos”. O Senhor nos chama para ser aliança com os povos promovendo a paz, sendo instrumento de reconciliação entre as pessoas e ajudando-as na sua reestruturação e nos promete proteção na nossa missão. Ele nos convoca para edificar o reino dos céus, na terra e, para isto, somos amparados e exercitados no Seu amor. A nossa vida foi preservada para que possamos cumprir a nossa missão de ajudar na obra de salvação dos nossos irmãos. Nunca poderemos nos achar sozinhos nem abandonados porque Ele, assim como uma mãe, não nunca poderá nos esquecer. E, mesmo que alguma mãe esqueça o seu filho, é promessa de Deus que Ele nunca nos esquecerá. Somos obras de Suas mãos e a nós Ele prometeu uma herança eterna. – Você já se sentiu abandonado (a) por Deus? – O que esta palavra quer dizer para você? – Qual será a herança que o Senhor destinou a você? – Será que você já pode usufruir dela desde já aqui na terra? – Pense sobre isso!

Salmo 144 – “Misericórdia e piedade é o Senhor!”

Perceba quais as qualidades que o salmista usa para definir o Senhor Deus! Ele é: misericórdia, piedade, amor fiel, paciência, compaixão, bondade, ternura, santidade, sustentador, justo, presente. Procure mais definições sobre o poder de Deus e faça a Ele um louvor igual ao que é feito no céu pelos Seus anjos e santos.

Evangelho – João 5, 17-30 – – “A Unidade entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo”

Jesus procura mostra aos judeus como acontece a unidade entre Ele e o Pai e revela a eles o processo do grande mistério da Santíssima Trindade. O Filho trabalha em comunhão com o Pai e tudo que Ele faz é dirigido pelo Pai. Assim sendo, Jesus (o Filho) faz apenas o que vê o Pai fazer e a vida do Pai é a vida do Filho e tudo acontece entre Eles por força do Amor, que é o Espírito Santo. Assim Ele dizia: “O Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer” “O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz”! Nestas palavras de Jesus podemos perceber claramente a pessoa do Espírito Santo, que é a ação e o amor entre o Pai e o Filho. Jesus proclama a Sua Unidade com o Pai e a sua dependência à vontade do Pai. O Amor entre o Pai e o Filho é o Espírito Santo. Esta ação de Amor é a obra que Deus quer realizar em nós e, mesmo que não consigamos entender com a nossa razão, precisamos acolher com o coração para que ela se realize. Os judeus não quiseram apreender as revelações de Jesus, por isso, não puderam abraçar a Salvação que Deus preparou para eles. Nós, no entanto, somos chamados, hoje, a mergulhar no mistério da Trindade a fim de que esta ação de amor se realize também em nós. Há uma sintonia completa na obra que a Santíssima Trindade realiza em nós pelo poder do Espírito Santo que mora em nós e quem nos leva a fazer todas as coisas como Jesus fazia, a exemplo do Seu Pai. O Pai e o Filho são para nós um modelo de Unidade e de Comunhão no Amor. Um não é maior que o outro nem tampouco nenhum deles deseja superar o outro. O Pai é modelo para o Filho e é desejo do Filho ser como o Pai. Jesus veio ao mundo para nos ligar ao Pai e para que tenhamos a vida eterna desde já. A vida eterna depende da nossa adesão ao projeto de Jesus crendo na Sua Palavra e não duvidando do Seu poder. Possuir a vida em si mesmo é possuir a vida divina. Fomos feitos à imagem e semelhança do Pai, portanto, unidos a Jesus, também estamos unidos ao Pai e o Seu poder permanece em nós. Não precisamos nos admirar, é palavra de Deus e aqueles que a acolhem já sentem o seu efeito na sua vida diária. - Você acredita nisso? Você tem consciência de que o poder de Deus está em você na medida em que esteja também unido (a) ao projeto de Jesus? – Você já assumiu o ser cristão (ã)?- Você acha que também pode fazer as coisas que o Pai e o Filho fazem? – Como será o jeito do Pai e do Filho agirem? – Na sua vida, como tem sido a ação do Pai e do Filho? – Você Os tem imitado em relação aos seus irmãos e irmãs?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: