domingo, 30 de julho de 2017

FESTA DE NOSSA SENHORA DA PALMA EM BATURITÉ



Palavra do Pároco

Com Maria, façamos como Jesus! Com este tema a Paróquia Nossa Senhora da Palma deseja celebrar a festa de sua querida Padroeira de 05 a 15 de agosto 2017. Queremos realiza-la dentro da espiritualidade do Ano Nacional Mariano, contemplando, evidentemente, os 300 anos de aparição de Nossa Senhora em Aparecida, 100 Anos de aparição em Fátima e 50 anos do monumento de Baturité.
Celebrar a Festa da Padroeira significa voltar nossos corações para Deus com o intuito de querer percorrer o mesmo caminho de fé feito por Maria. Por meio dela as bênçãos divinas são derramadas sobre nossas famílias. Durante os festejos, os fiéis são convidados a experimentar o amor que Deus tem para com seus filhos. Trata-se portanto, de um momento oportuno para as famílias se aproximarem de Jesus por meio de nossa querida Mãe.
Vamos festejar com a devida honra a “Bendita entre as mulheres”, a “Cheia de graça no Senhor”. Com isso, esperamos que os corações dos fiéis de Baturité exultem de alegria no Senhor ao festejarmos a Rainha de todos os santos e Mãe do Filho de Deus.
Percorramos com perseverança os caminhos de Maria, pois este nos dão segurança para chegarmos até Jesus. “Busquemos tenazmente tudo o que contribui para a paz e a edificação de uns pelos outros”. Guie-nos o Espirito Santo neste tempo de bênçãos, doando-nos frutos abundantes. E, por fim, confiemos nossos propósitos a Nossa Senhora da Palma, padroeira de nossa Paróquia, rogando que nos ajude a crescer na fé.
Pe. José Benício Nogueira
Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Palma – Baturité
A Paróquia
A Paróquia de Nossa Senhora da Palma, em Baturité criada no século XVIII, sendo instalada em 19 de junho de 1762, tendo sido desmembrada da Paróquia de Aquiraz, sua dimensão geográfica era compreendida desde a região dos municípios de Redenção até Itapiúna e de Pacoti até Aratuba. Seu primeiro Vigário foi o Pe. Patrício Joaquim.
O título e devoção a Nossa Senhora da Palma tem origem na colonização do maciço de Baturité. No início do séc. XVIII, os índios originários da Fazenda Frade, em Quixadá, habitavam uma aldeia chamada “Comum”, hoje Tijuca, e veneravam numa pequena capelinha, Nossa Senhora da Palma. Sendo trazida de Quixadá após assassinato de um padre deste local.
Em 1755, no processo de ocupação da região pelos missionários Jesuítas, a missão nessa região passa a se chamar Missão Nossa Senhora da Palma, nesse sentido, nota-se que a história de nossa cidade está em total relação com a história da Igreja Católica, em Baturité, eis de onde vem o forte sentimento de religiosidade do nosso povo baturiteense. A construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Palma teve início em 1764 e foi concluída em 29 de novembro de 1784.
Atualmente, no município de Baturité existem duas paróquias, sendo a de Nossa Senhora da Palma constituída por 22 comunidades e sítios.

Pároco: Pe. José Benício Nogueira.

Vigário Paroquial: Pe. José Almir Martins Jucá Júnior.

Nenhum comentário: