segunda-feira, 24 de julho de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


24/07/2017 - 2ª. Feira XVI semana comum 

 Êxodo 14, 5-18 – “ o Senhor também endurece o coração dos nossos algozes” 

Mais uma vez o povo de Deus, que saíra do Egito dando sinais de aparente vitória, foi surpreendido pela dureza do coração do faraó que arrependido voltou atrás na palavra empenhada e, por isso, os egípcios saíram em perseguição aos israelitas com carros, cavalos e escudeiros formando assim um exército enorme, pronto a derrotá-los. Os israelitas viram-se “encurralados” num beco sem saída. À sua frente estava o Mar Vermelho com toda a sua pujança e às suas costas, os egípcios com a sua fúria para exterminá-los. Moisés aconselhava ao povo que permanecesse firme e confiante e pedia clemência ao Senhor que aparentemente os tinha abandonado à própria sorte. No entanto, ao mesmo tempo em que o povo pedia ajuda a Deus por intermédio de Moisés, também reclamava dele a quem o Senhor havia escolhido para tirá-los de lá com autoridade e poder. E, mais uma vez, também, para surpresa do povo, o Senhor mesmo revelava que “iria endurecer o coração dos egípcios” e incentivá-los a continuar marchando contra Israel, argumentando: “Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha”. Assim também é a metodologia de Deus para conosco quando enfrentamos o mar da nossa vida. Há momentos em que nos sentimos também num beco sem saída e, por mais que peçamos a ajuda dos céus, nós murmuramos e nos rebelamos desejando que as coisas se resolvam como num passe de mágica. No entanto, nesses casos, o Senhor também endurece o coração dos nossos algozes e nos manda ir adiante sem temer, porque tem um propósito. As nossas maiores dificuldades acontecem para serem ultrapassadas e vencidas por nós para a glória de Deus. O Mar Vermelho só se abriu quando Moisés ergueu a vara e estendeu o braço e o povo penetrou nele sem duvidar. Era melhor enfrentar o mar confiando no poder e na orientação de Deus do que retroceder para enfrentar o inimigo. Assim também nós precisamos fazer para enfrentar o mar que se apresenta diante de nós, imenso e insondável. Obedecendo as ordens do Senhor, nós poderemos dar o primeiro passo em busca da salvação sem olhar para trás e sem temer o inimigo que nos persegue. – O que você costuma fazer quando está no “mato sem saída”? – Você pede o auxílio do Senhor? – Você já experimentou dá o passo para frente confiando na Sua assistência? – Você costuma retroceder diante das dificuldades da sua caminhada espiritual voltando para os braços do “inimigo”? – Ou você enfrenta o mar confiando na ajuda do Senhor?

–Êxodo 15 – “Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!”

O salmista exalta o Nome de Deus e atribui a Ele as mais diversas qualidades que O tornam glorioso. O Senhor é um Deus guerreiro, onipotente, cheio de força e de poder. Ele luta a nosso favor, com Ele a nossa vitória está garantida. A força do Seu braço é insuperável e por maior que seja, o “inimigo” será exterminado. Ore com este salmo hoje e coloque no contexto as diversas situações da sua vida em que o Senhor combateu por você e foi vencedor.

Evangelho – Mateus 12, 38-42 – “Deus sinaliza o Seu amor dentro do nosso coração”

Nós também vivemos esperando por sinais porque queremos testar o poder de Deus na nossa vida. Neste Evangelho, no entanto, Jesus nos exorta a tomar consciência de que o grande sinal é o sinal do Seu Amor na Cruz. O sinal de Jonas, quando esteve três dias e três noites no ventre da baleia, prefigura para nós o sinal da Fé na Morte e Ressurreição de Jesus e é a prova maior do Amor de Deus por nós. Os sinais do amor de Deus por nós são a vida, a liberdade, a misericórdia, a esperança, a motivação e se manifestam em nós pelo poder do Espírito Santo. Não precisamos de outros sinais para reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida, pois se entregou por nós e na Cruz derramou o Seu precioso Sangue para nos dar uma vida nova no Espírito. O Senhor nos mostra que o Seu Amor é a garantia de que necessitamos para usufruir de uma vida harmoniosa conosco mesmo e com as outras pessoas. O amor de Deus age em nós e através de nós. Por isso, quando nos deixamos motivar pela presença amorosa de Deus, nós encontramos sentido para a nossa existência e compreendemos qual é a nossa missão aqui na terra. Este Amor é como uma força interior que possuímos, porém não sabemos de onde vem, apenas sentimos que provém de uma fonte inesgotável. Não esperemos por sinais exteriores. Deus sinaliza o Seu amor dentro do nosso coração e, por isto, não precisamos enxergar nem tocar ou ouvir, mas somente perceber a sua intensidade e a sua eficácia em nós – Você precisa de evidências para acreditar no poder de Deus na sua vida? – Você tem esperado por sinais mais claros ou você já reconhece que Jesus já trouxe a sua salvação? – Você tem fé em Jesus Cristo? – Para você o que representa o SINAL DA CRUZ

Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: