sexta-feira, 18 de agosto de 2017

10° MUTIRÃO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO LEVA QUASE MIL PESSOAS À DIOCESE DE JOINVILLE (SC)



10º Mutirão Brasileiro da Comunicação leva quase mil pessoas à diocese de Joinville (SC)
Cerca de 700 pessoas se inscreveram e se encontram neste final de semana no centro de convenções “Expoville”, na cidade catarinense de Joinville. Elas participam da décima edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) promovido pela CNBB. Além delas, centenas de pessoas participam como voluntárias para favorecer o pleno andamento da programação que foi aberta, solenemente, na quarta-feira, 16 de agosto, com uma conferência proferida pelo Monsenhor Dario Viganò,  prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé. Auxiliado pelo responsável pela redação brasileira no Vaticano, o jornalista paranaense, Silvonei José, Viganò tratou de particularidades da comunicação do Papa Francisco e apresentou, em linhas gerais, os passos dados e ainda a serem realizados para a reforma da Mídia da Santa Sé.
Na quinta-feira, a primeira atividade do dia foi a celebração da Eucaristia presidida por dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville. Ainda na parte da manhã, dois professores trataram do tema central do encontro, a educação para a comunicação, com o enfoque na “Educomunicação”: a irmã paulina Helena Corazza e o Pe. Maurício Cruz. Entre as conferências, foi realizada uma atividade cultural na qual foi apresentada o trabalho da Rede Vida de Televisão. Depois do almoço, os participantes do Muticom participaram de 10 oficinas com diversos temas. À noite, depois da projeção do documentário “Labaca”, foi realizada a apresentação do Balé Bolshoi do Brasil.
Sexta-feiraNesta sexta-feira, 18 de agosto, o dia de atividades se abre com a Celebração da Palavra com participação ecumênica. Em seguida, será feita a terceira grande conferência do encontro pelo Prof. Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de São Paulo. ele vai tratar do “processo dialógico da comunicação”. A quarta palestra importante será dada pelo repórter da RBS TV, afiliada da Rede Globo, Ricardo Von Dorff que apresentará o tema: “educar através da informação – o risco do fake news”. Entre as duas palestras, a TV Aparecida e a TV Canção Nova vão fazer atividades culturais.
Na parte da tarde, como na quinta-feira, os participantes poderão participar de oficinas com  temas específicos como “leitura crítica dos meios de comunicação”, com Elson Faxina, “oratório”, com Lena de Souza e “o uso de aplicativos na evangelização” com Leonardo Silva. No final do período, dom Darci José Nicioli, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB coordena partilhas do público presente e faz o anúncio da cidade que vai sediar o 11º Muticom, em 2019. De noite, haverá homenagens a dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville, falecido há um ano e ao Pe. Zezinho. O dia se concluirá com uma apresentação especial dos Cantores de Deus.
Sábado e domingo
Os participantes do 10º Muticom deixam a cidade de Joinville, bem cedo, cerca de 6hs, e partem para o Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento (SC), onde será realizada a celebração de encerramento do encontro. Preside, dom Darci José Nicioli. O almoço será oferecido nas instalações de apoio do Santuário e o retorno à Joinville está marcado para se realizar às 14hs.
No domingo, todos são convidados a participar das missas nas comunidades da cidade de Joinville, incluindo a grande celebração na Catedral Nossa Senhora de Fátima.
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: