sexta-feira, 20 de outubro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


20 de Outubro de 2017 - 6ª-feira da 28ª Semana do Tempo Comum

- Romanos 4,1-8 - “É Deus quem nos fará ser justos e santos.”

Abrão é o exemplo do homem de fé e do homem justo que acreditou em Deus e nas Suas promessas, mesmo diante de uma realidade de vida aparentemente impossível de acontecer, como lhe fora prometido. “Feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras”. Não é pelas nossas obras que nos tornamos justos perante Deus, mas pela Fé nas Suas obras. Por isso, a fé de Abrão, provada pela obediência ao chamado do Senhor, lhe foi creditada como justiça. Assim sendo, nós somos ou não homens e mulheres justos, na proporção da nossa fé. Se cremos em Deus que é justiça e santidade, tornamo-nos, portanto, justos e santos, pois é Deus quem nos fará ser justos e santos. A fé é a alavanca que nos impulsiona para a conquista da santidade. Não são as nossas boas obras, nem tampouco o que nós realizamos no serviço do reino ou se oramos muito e comungamos todos os dias, mas o testemunho de fé autêntica que nós oferecemos ao mundo. A fé nos leva a obediência, ao compromisso com a verdade e com a justiça de Deus. A justiça de Deus é o Seu amor e a Sua misericórdia para todos aqueles (as) que creem na Sua Palavra e esperam as Suas promessas. A justiça de Deus é o Seu perdão ilimitado, por conseguinte é justo que também nós confiemos e entreguemos a nossa alma ao Pai para que ela seja remida e purificada de todo pecado. Só Deus Pai tem o poder de nos perdoar os pecados e salvar a nossa alma da morte, diante da justificação de Seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo. Felizes seremos se, perdoados (as) de todas as nossas faltas, dermos no mundo o testemunho dos santos, (as), homens e mulheres justos como Abraão.- Você
acha que Deus o (a) perdoará mais se mais trabalhar para Ele?- Por que o Senhor lhe concede o perdão das suas faltas?- Você tem feito algum tipo de comércio com Deus oferecendo alguma coisa em troca do perdão dos seus pecados?- Você acha que isso funciona?- Em sua opinião, o Senhor “deve” perdoar também os políticos corruptos?
Salmo - Sl 31,1-2. 5. 11 (R. Cf. 7)
R. Vós sois para mim proteção e refúgio, eu canto bem alto a vossa salvação.
O salmo é uma resposta à primeira leitura quando nos confirma que o homem ao ser perdoado pelo Senhor, passa a ser feliz, pois Deus é justo e conhece o nosso coração. A sinceridade da nossa alma quando se reconhece pecadora nos leva a confessar as nossas faltas e esperar a misericórdia de Deus que não olhará mais a nossa culpa mas o nosso testemunho de fé na Sua misericórdia. Essa portanto, será a razão para o nosso regozijo e a nossa alegria. Por isso também nós podemos cantar jubilosos diante do altar do Senhor, salmos e hinos de louvor.

Evangelho - Lucas 12,1-7 - “A todos nós o Senhor guarda com carinho para o Seu dia”

Milhares de pessoas se reuniam para escutar Jesus falar, porém Ele se dirigia primeiramente aos seus discípulos! Portanto, aqueles (as) que estão mais próximos (as) do Senhor são os primeiros que escutam os Seus ensinamentos, logo são os (as) que mais aprendem com o Mestre. Todos nós que temos comunhão com Jesus, em oração e intimidade com Ele por meio do Seu Espírito Santo, recebemos o alerta para que não venhamos a cair na hipocrisia do mundo. O fermento dos fariseus era a falsidade, isto é, eles falavam o que não viviam e exigiam dos outros, ações que eles mesmos não praticavam. As suas palavras, gestos e ações divergiam do que eles tinham dentro do coração. Faziam julgamentos inconsequentes e não tinham compaixão com os erros das pessoas e, por essa razão eram temidos pelo povo. Jesus, no entanto, pregava a transparência e a verdade, como norma de vida para todos os homens: “Não há nada de escondido que não venha a ser revelado”. E acrescentava “não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso”; “temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.” Deste modo, não tenhamos medo daqueles (as) que tramam contra os filhos de Deus. Não tenhamos medo de buscar a Jesus, pois, Ele é a verdade e dizer a verdade, é proclamar bem alto o que o Espírito nos inspirar. O Senhor que nos criou sabe tudo ao nosso respeito, sabe da nossa constituição, corpo, alma e espírito e conhece profundamente as nossas intenções. Valemos muito mais que os pardais e nenhum de nós seremos esquecidos (a) por Deus. A todos nós o Senhor guarda com carinho para o Seu dia. – Você tem medo dos homens? - Você costuma se render aos projetos dos homens por receio de que eles possam prejudicá-lo (a)?- Você é fiel ao Evangelho, mesmo que seja contra todo o mundo? - Você é uma pessoa dada a segredos, subterfúgios, ou você é transparente e claro (a) nas suas colocações?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: