quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O SÍNODO DA JUVENTUDE 2018



O Conselho da Secretaria do Sínodo dos Bispos reuniu-se na quinta e sexta feira, próximo passado, no Vaticano, informa um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé. No fim do encontro o Papa Francisco anunciou a nomeação do Relator Geral na pessoa do Arcebispo de Brasília e atualmente Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Sérgio da Rocha. Além do Relator Geral, o Santo Padre anunciou a nomeação dos dois Secretários Especiais para o Sínodo de 2018 nas pessoas do Reverendo Pe. Giacomo Costa S.J e do Reverendo Pe. Rossano Sala S.D.B para a próxima Assembleia Ordinária do Sínodo, a realizar-se no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018. Segundo a Imprensa da Santa Sé: “A compreensão da Sacrosanctum  Concilium não é de um povo qualquer que está na missa ou na liturgia apático, sem sentido, ou apenas como um mero espectador, que não entende nada do que está ali acontecendo. A visão da Sacrosantum Concilium é de um povo sacerdotal, um povo que celebra em comunidade”.
De acordo com o Portal Guaíra com informações da Agência Brasil: “O Sínodo dos Bispos de 2018 se ocupará dos problemas dos jovens e buscará adequar sua linguagem e o uso das novas tecnologias para se aproximar deles, segundo seu documento preparatório divulgado em janeiro deste ano. Para planejar os temas também foi elaborado o tradicional preparativo e um questionário que foi enviado aos Sínodos dos Bispos e aos Conselhos dos Hierarcas das Igrejas Orientais Católicas, às Conferências Episcopais, aos Discastérios  da Cúria Romana e à União de Superiores Gerais. No último mês de outubro, o papa anunciou que entre os próximos dias de 19 e 24 de março haverá uma reunião de preparação do Sínodo da qual poderão participar jovens de todo o mundo, não apenas católicos, mas também de outras confissões e jovens sem religião. O Vaticano lançou ainda um site com um questionário para jovens de todo o mundo, entre 16 e 29 anos, para conhecer melhor a juventude  e suas questões para preparar o Sínodo. O questionário consta de 40 perguntas relativas a experiências pessoais, à relação com a religião, às expectativas de futuro, de trabalho e para criar uma família, à relação com pais e outras figuras, e um amplo setor dedicados às novas comunicações e redes sociais”.
Dom Sérgio Rocha, Cardeal Arcebispo de Brasília afirmou pouco depois de sua nomeação pelo Papa: “Nossa responsabilidade é preparar a próxima Assembleia Sinodal procurando envolver toda a Igreja, especialmente os jovens (…). Nos reunimos para pensar melhor o caminho a seguir”. A figura do relator geral tem um papel de mediador, sendo responsável por introduzir e sintetizar os assuntos expostos pelos Bispos durante a reunião do Sínodo. O Conselho da Secretaria do Sínodo dos Bispos presidido pelo Papa Francisco, é formado por 15 bispos, três escolhidos diretamente pelo Papa, sendo um destes, Dom Sérgio Rocha. A respeito da preparação para a Assembleia Sinodal sobre a Juventude, prevista para outubro de 2018, o Cardeal Sérgio ressalta que o pedido do Santo Padre é que  o tempo antes do Sínodo, seja “um período de escuta de todos os jovens, dos que estão no dia a dia das comunidades aos que não tem participação da vida da Igreja”.
Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

Nenhum comentário: