sexta-feira, 24 de novembro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


24/11/2017 - 6ª-feira da 33ª Semana do Tempo Comum - Sto. André Dung-Lac Presb e Comps.

- 1ª Leitura - 1Mc 4,36-37.52-59 - " O Senhor está conosco na hora da luta contra o pecado "

O povo de Israel celebrava de novo com alegria a consagração do altar do templo do Senhor, depois da vitória alcançada sobre os inimigos. Alegremente, durante oito dias eles ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor a Deus. Hoje, essa nova consagração acontece dentro do nosso coração que é o lugar onde foi erigido o altar do Senhor. Nós podemos também comemorar o triunfo do Senhor na nossa vida, quando Ele nos dá livramento às diversas situações com as quais nos deparamos. O desânimo, o medo, a tristeza, a depressão, são causados pelo estado do nosso ser pecador. O Senhor está conosco na hora da luta contra o pecado e a Sua misericórdia nos abraça, porém, será preciso que nós também, assim como o povo de Israel, façamos a nossa parte no combate aos inimigos. Quando as consequências do pecado vêm nos atingir, nós precisamos nos apossar da sabedoria de Deus para perceber o nosso real estado de pecador que nos leva ao sofrimento e a enfermidade. Nessas horas, inteligentemente, devemos nos valer do Único que nos pode ajudar a vencer a luta, Jesus Cristo. Só Ele, pelo poder Espírito Santo, fará em nós a reconstrução e a restauração do lugar santo onde o Pai quer morar. O nosso coração é, morada de Deus e é lá, diante do Seu Altar, que podemos derramar a nossa alma e expor ao Pai as nossas misérias, as nossas necessidades, o nosso pecado. Somos reconsagrados a todo instante, quando nos abandonamos à misericórdia de Deus e nos deixamos penetrar pelo Espírito Santo que nos purifica, nos santifica, nos reanima e nos devolve a alegria de viver. - Você tem se deixado ocupar pelo Espírito Santo? - Você já erigiu dentro do seu coração o Altar do Senhor? - Você já consagrou o seu coração para ser morada de Deus? - Você tem derramado o seu coração diante do Altar do Senhor? - Faça hoje essa experiência e experimente a alegria do louvor.

Salmo - 1Cr 29,10. 11abc. 11d-12a. 12bcd (R. 13b)
R. Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

Celebramos o nome glorioso do Senhor quando reconhecemos o Seu poder e a Sua grandeza como Criador do céu, da terra e de tudo que neles há. O Nome do Senhor é santificado por nós quando nos rendemos à Sua Majestade e O adoramos como Santo. O Senhor quer nos conceder também toda riqueza, poder e glória para nos fazer participantes da Sua vida, porém, tudo isso acontece dentro do nosso coração, para o nosso crescimento espiritual.

Evangelho - Lc 19,45-48 – “O nosso coração também é casa de oração

Assim como Jesus entrou no templo de Jerusalém e de lá expulsou os vendedores que faziam da casa de Deus um lugar de “comércio”, Ele também se dispõe a entrar no nosso coração e nos ajudar a expulsar de lá, os ladrões que tentam roubar a nossa vida das mãos de Deus. Nós mesmos é que, na maioria das vezes, permitimos que os “ladrões” invadam as áreas mais nobres do nosso ser. Por meio dos nossos pensamentos, da nossa memória, imaginação, da nossa afetividade e da nossa vontade nós consentimos que os inimigos penetrem e se apossem do nosso coração. Dessa maneira nós demolimos o altar do Senhor, nos afastamos do Seu convívio, perdemos o contato com Ele e ficamos à mercê dos salteadores e ladrões. O nosso coração também é casa de oração e não de comércio. A nossa alma geme por causa da fome que sentimos, e expressa isso, por meio da impaciência, da irritação e da revolta. O motivo de tudo isso, é que nós transformamos a casa de Deus, que é o nosso coração, em morada de “bandidos” os quais nos levam para o mal. Mas Jesus deseja fazer uma varredura dentro de nós e, para isso, pede passagem. Só Ele poderá fazer essa obra em nós com o poder do Seu Espírito. Portanto, peçamos ao Senhor que nos envie o Paráclito, o Advogado, o Purificador da nossa alma para reacender em nós o zelo, o fervor, o ardor, com o fogo do Seu Amor. Só assim os inimigos, ladrões e salteadores serão banidos da nossa vida. “Vem Espírito Santo, vem fazer obra nova em meu coração, retirar o que está velho em mim, traz Salvação”. - Quais são os salteadores que tentam tirar você da intimidade com Deus? - Você quer que Jesus expulse também os “ladrões” do seu coração? Peça a Ele! - A sua casa é uma casa de oração? - Você cultiva o zelo, o ardor, o fervor pela oração? - Como está a sua oração pessoal? Ela tem feito você crescer?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: